Os guild “jumpers”

“Jumpers” é um dos nomes atribuídos aos jogadores que abandonam ou trocam de guilda muito rapidamente.

No GW, as guildas estão naturalmente organizadas em torno de uma hierarquia: players, officers e leader. Só os officers e o leader podem convidar novos membros para a guilda (cada convite custa 100gp). Entrar numa guilda é rápido e fácil: é enviado um convite/mensagem e, se o convidado aceitar, a entrada é instantânea. O reverso da medalha é que sair também é fácil (não é preciso falar com ninguém, depende apenas do próprio) e rápido (basta escolher uma opção -um click- no menu da guilda).

Os Black Skorpions são uma guilda com 26 membros (1 leader, 7 officer e 18 membros). Já tiveram 5 casos de “guild jumping”.

ET: sueco, 36 anos. Entrou na guilda através da página web, preencheu o formulário e foi convidado depois (dentro do jogo). Passados poucos dias (2,3…), o nome dele já não constava no menu da guilda. Como sabia o nick dele, resolvi adicioná-lo à minha lista de “amigos” (uma espécie de msn/icq interno ao jogo). Posteriormente, o ET explicou-me que tinha saído porque a guilda era pouco activa (segundo ele), durante os dias que esteve na guilda, jogou sozinho. Como ele esteve numa guilda bastante activa (segundo o formulário deinscriçao), talvez os critérios de exigência dele sejam elevados. No entanto, tenho as minhas dúvidas que ele tenha estado mesmo sozinho. O mais provável é ter estado gente online mas não terem conversado. O que é uma guilda activa?

CL: português, entrou por convite meu. Passado pouco tempo (não chegou a 15 dias) saiu. Contactei-o via lista de “amigos” e justificou a sua saída porque tinha encontrado uma “guilda melhor”. Não foi possível explorar esta comparação mas deve ser interessante… O que é valorizado numa guilda?

AF: inglês, teenager (<18 anos). Esteve 1 dia na guilda. Infelizmente, levou um arco que eu ofereci como “prenda de boas-vindas” :/ Tenho-o na minha lista de “amigos” mas nunca mais apareceu online. Suponho que me colocou no “ignore”… culpa, vegonha? Não sei porque saiu.

MC: não fui eu quem o convidou. Esteve um dia (talvez 2) na guilda. Não sei porque saiu.

NF: egípcio (na escócia), 21 anos. Um caso deveras curioso. Conheci-o no jogo, conversámos um bom bocado, expliquei-lhe algumas coisas do funcionamento do jogo. Convidei-o para juntar-se à guilda mas não aceitou, considerava que ainda era cedo, que ainda queria conhecer melhor o jogo antes de tomar uma decisão desse tipo. Fiquei com o seu nome na minha lista de “amigos”. Conversámos mais uma ou duas vezes e, após algum tempo sempre offline (estaria mesmo?), recebi a sua inscrição via página web (com enorme surpresa minha!!!). Entrou e rapidamente se integrou no grupo da altura. Não dei por qualquer problema, até começou a participar no fórum da nossa página. Um belo dia, desapareceu da lista de membros. Nunca mais o vi online (ainda está na minha lista de “amigos”), estará mesmo?. Ainda não sei porque saiu…

Pelo que li (dentro e fora do jogo), os “jumpers” são relativamente comuns. Li muitas queixas e algumas sugestões de melhorias nos processos de selecção dos membos das guildas para evitar a entrada de “jumpers”. Suponho que a maior parte dos jogadores vê os “jumpers” como algo a evitar (como se já fossem “jumpers” antes de chegar…) e não como uma consequência de algo que funciona mal. Parece que solução para os “jumpers” é sempre evitar que eles entrem… se calhar deveria ser como fazer com que eles fiquem… Quais são as motivações de um “jumper”?

Comments are closed.

