Dicionário de Guild Wars e não só…

Lista de termos, nomes e outras palavras que entram no vocabulário de quem joga Guild Wars e não só… Especialmente dedicada ao Guild Wars, a lista também inclui alguns termos comuns no contexto dos MMORPG e MMOG.

Em regra, tentarei manter os termos na sua versão original, disponibilizando também a sua versão portuguesa (quando existe) ou uma possí­vel tradução (minha responsabilidade)…


Attribute

Atttribute points (APs)

Cheat

Clan (clã)

Collector – NPC que troca determinados por itens por outros.

Drops – objectos/itens que aparecem como resultado da eliminação de um monstro/inimigo (drop items)

Game Master (GM)

Guild (guilda) – grupo organizado de jogadores, reunido em torno de um nome/símbolo.

Glitch – falha no jogo (bug) que é aproveitada pelos jogadores para obter uma vantagem não prevista pelos autores do jogo. O glitch já está dentro do jogo, resulta do aproveitamento de uma falha não intencional dos autores do jogo. É considerado pouco desportivo.

jumper – nome dado aos jogadores que trocam facilmente/rapidamente de guilda ou que saem/abandonam a guilda pouco tempo depois de terem entrado.

Ladder – competição entre jogadores individuais ou em grupo (clã, guilda) onde todos se confrontam entre si, não é por eliminatórias. Cada confronto resulta em pontos e a lista está hierarquizada de acordo com os pontos que cada jogador/grupo obteve.

leaver – nome dado aosjogadores que saem das parties antes das missões/tarefas estarem realizadas. É considerado um mau comportamento, má educação.

Loot – o resultado de uma expedição, os itens e dinheiro que uma expedição/party consegue obter

Merchant – nome dos NPCs onde é possí­vel comprar/vender diversos itens.

Mission – quests “obrigatórias” porque fazem avançar a storyline. Na realidade, nada impede de saltar várias “missões” (o mapa pode ser explorado livremente). Contudo, parece-me que é impossível terminar o jogo (a dimensão PvE, chegar ao fim da história). Logo veremos…

MMOG – Massive Multiplayer Online Game

MMORPG – Massive Multiplayer Online RolePlaying Game

NPC – (Non Playable Character) – nome dado aos personagens de um RPG que não são controlados por jogadores. São personagens que interferem no jogo, interagem com o jogador (aliados, inimigos, neutrais) mas não são controlados por um jogador.

party – nome dado às expedições organizadas, quando um grupo de jogadores se reúne/organiza/alia para realizar um determinado objectivo (caçar, missão)

Quest – nome dado a uma tarefa ou conjunto de tarefas que um jogador (ou conjunto de jogadores) pode (ou tem de) fazer para obter uma determinada recompensa.

Reward – recompensa obtida após a conclusão de uma quest ou missão.

RPG – RolePlaying Game

Skill – habilidade que permite uma acção especializada (atacar de uma determinada forma, curar numa certa quantidade, etc.) . Cada profiassão tem as suas skills.

Trainer – NPC que dá quests através das quais é possível aprender novas skills.

Um bom local para encontrar mais termos e definições mais completas: aqui.

Advertisements

One Response to Dicionário de Guild Wars e não só…

  1. oehmb says:

    Good site!!!

%d bloggers like this: