violência nos noticiários da TV

Em Itália, o “Apocalypto”, filme recente de Mel Gibson sobre a decadência da civilização Maia, tem estado no centro de uma acesa polémica. Inicialmente, a comissão responsável pela classificação dos filmes considerou que a visualização da obra não deveria ter quaisquer restrições, podia ser vista por crianças de qualquer idade. Perante os protestos, um dos membros da comissão afirmou que não percebia tanta contestação em torno do filme numa altura em que todos os cidadão estavam sujeitos às imagens do enforcamento de Saddam Hussein nos noticiários. (http://www.hindu.com/thehindu/holnus/009200701051040.htm) Entretanto, um tribunal italiano já decidiu que crianças com menos de 14 anos não podem ver o filme.(http://abcnews.go.com/Entertainment/wireStory?id=2778393)

Refiro esta situação porque estou verdadeiramente horrorizado com a quantidade de crianças que já morreram a copiar/imitar (pela curiosidade/experiência, por solidariedade) o enforcamento de Saddam Hussein (http://www.indybay.org/newsitems/2007/01/11/18345699.php). Pelo menos 4 crianças entre os 9 e os 15.

Será agora altura de discutirmos a violência exibida nos noticiários da TV e os seus efeitos nas crianças? Ou devemos proibir a exibição de imagens violentas nos telejornais? Talvez mandar prender os jornalistas e todas as pessoas que vejam imagens violentas durante o Telejornal? Na Alemanha estas sugestões devem estar a ser ponderadas…

Advertisements

Comments are closed.

%d bloggers like this: