explorar a produção de conhecimento nesta comunidade

Ando a aprender a divertir-me de outra forma com o jogo e, consequentemente, a produzir conteúdos. Passo a explicar…

Um dos aspectos que mais me interessa nos jogos online é o contexto social que enquadra a experiência de gameplay, a cultura da comunidade e o seu modo de funcionamento/criação. A experiência de utilização destes jogos vai muito além da “simples” (irónico…) interacção com o mundo persistente (nos mmorpg), ambiente virtual e NPCs ou jogadores que aí se encontram. Fora do ambiente gráfico que constitui a dimensão tangível do jogo, existe uma comunidade com pontos de encontro (páginas web, fóruns, chats) e que produz e partilha conteúdos relacionados com o jogo (avaliações de mercado e listas de preços de itens, enciclopédias em formato wiki, podcasts, software de gestão, etc).

Nos últimos tempos, a minha exploração do jogo tem passado por esta dimensão mais rica, para além da mera exploraçao dos cenários e das regras/mecânica do jogo. Obviamente que estas duas dimensões estão relacionadas, a experiência de jogo (ego-jogo) ganha com esta dimensão exo-jogo. Foi para facilitar a minha busca de itens verdes na ilha de Shing Jea que construí este mapa, mas foi porque achava que devia contribuir para a guildwiki (que tanto me ajuda…) e que outros jogadores poderiam achar útil o mesmo mapa que o coloquei na secção de mapas da guildwiki.

Ultimamente ando nas builds 😀

– Fiz uma compilação (pdf) das principais builds que me interessavam e enviei por mail ao DC

– ando a experimentar/adaptar algumas builds, testar se funcionam, alterar skills (reskill), testar novamente…

– gravo no sistema de templates do jogo algumas das builds que tenho na lista e outras que estou a inventar (muito útil para alterar rapidamente a “especialidade” dos meus heroes)

– nas últimas 2 noites, andei divertido a testar uma build de ranger para farmar solo Totems Axes (com sucesso!!! infelizmente, não droparam totems…. mas a build resulta). Talvez sugira a build para a guildwiki 😀

Sinto que a experiência de farmar Totems tornou-se mais interessante com este “upgrade” de cientificidade ou de método 🙂 Agora não vou só “farmar”, vou também testar a build, contruir algo novo, descobrir uma nova combinação…

Comments are closed.

