Sobre as classificações e os “não recomendados”

Aqui há alguma semanas, uma amiga alertou-me para o facto de uma nova revista (“Educar bem”) ter um pequeno artigo sobre jogos de computador. Não consegui comprar a primeira (mas já li e o comentário vem a caminho…) mas no segundo número vinha uma pequenina pérola: uma secção chamada “livros e jogos”. Para começar (para perceberem a “imparcialidade” dos editores!!!), a dita secção tem 4 websites recomendados, 5 livros recomendados, 1 livro em destaque (também pela positiva, recomendado), mais 10 sugestões de livros, 3 jogos recomendados e… 3 jogos não recomendados. Ou seja, pelos vistos, os jogos de computador são os únicos que “merecem” um destaque pela negativa… Ou então, talvez não haja livros ou websites não recomendáveis…

Entretanto, vejamos os 3 jogos não recomendados para crianças (segundo a revista): Mortal Kombat Armageddon, Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2 e Gears of War. LOL
A Entertainment Software Rating Board (ESRB) é a organização internacionalmente reconhecida que classifica os jogos de computador. Eis a classificação da ESRB para 3 jogos…

Mortal Kombat Armageddon: M (Blood and Gore, Intense Violence)

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 2: T (Cartoon Violence)

Gears of War: M  (Blood and Gore, Intense Violence, Strong Language)

Ainda segundo a ESRB, o M significa “(Mature) have content that may be suitable for persons ages 17 and older” e o T significa “(Teen) have content that may be suitable for ages 13 and older”.

Portanto, a revista descobriu a pólvora!!!! Quais são os jogos não recomendados para crianças? Aqueles que têm uma classificação para maiores de 13 ou 17…

Outras sugestões baseadas no mesmo critério e “modus operandi” (assim deve ser fácil publicar revistas… dá para mais uma página ou duas):Filmes não recomendados para crianças – “Massacre no Texas 2”, “Holocausto Canibal” e “Assassinos Natos”; Livros não recomendados para crianças – “Delta de Vénus”, “A vida sexual de Catherine M.” e “Diário de uma ninfomaníaca”…

Pequeno detalhe delicioso, segundo a revista, o Dragon Ball Z é para +18 e o Gears of War para +16… Mas ninguém sabe do que está a falar?!?

Advertisements

3 Responses to Sobre as classificações e os “não recomendados”

  1. moika says:

    Guardei o nº1 para te dar!

    😀

  2. Fábio says:

    O Dragon Ball pa maiores de 18?!?!?!?! LOOOOOOOOOL
    O Dragon Ball continua a ser uma lenda entre os meus amigos, o pessoal diz que nao, mas quando tem os jogos na mao nao querem outra coisa 😛
    Mortal Combat e Gears of War e logico que nao sao para crianças, ja no tempo da mega drive o MC era uma autentica chuva de sangue… De qualquer maneira falar assim do dragon ball ofende me! Mas se os pais ja nem ligam aos filhos a jogar GTA pq e que haviam de ligar a uma revista destas
    abraço

  3. nafergo says:

    Os pais não controlam de forma adulta o que os filhos jogam porque consideram que é tudo “para crianças” 🙂 Tambem deve haver pessos que acham que o Akira e o Ghost In The Shell (anime) são para crianças… são desenhos animados…
    Mas o que mais me desagrada não é a posição dos pais, é a irresponsabilidade e preguiça de quem escreve nestas revistas…

%d bloggers like this: