About

Registo parietal do meu percurso de doutoramento embebido em momentos onde só me apetece procrastinar.

 

..:: nelson a. f. gonçalves ::..

(aka nafergo, aka eu)

nelson[nospam]@intervir.net

 

—————————–//————————-

Actualmente, sou docente no Pólo de Lamego da Escola Superior de Educação de Viseu, assistente na área das TIC, desde Setembro de 2003. Os meus interesses de investigação centram-se em tópicos como comunidades virtuais (de aprendizagem) e ambientes virtuais 3D…

Sempre que posso, tento “administrar” a Intervir, uma comunidade virtual onde é possível conversar sobre educação (e muitas outras coisas!), juntamente com a Maria, desde 2004.

Estou envolvido em vários projectos e iniciativas (mais info sobre isto quando houver mais tempo…). Neste momento, aquele que precisa de mais carinho (Agosto será mês importante!) e tempo é o DigiPlay, projecto pessoal de criação de casual games. Espero que dê certo… Para já, está há espera de mais tempo e disponibilidade para concretizar as ideias.
Em 2006, publiquei um livro com um resumo do trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Tecnologia Educativa do IEP, Utilização de Ambientes Virtuais em contexto educativo.

Tenho produzido vários artigos e comunicações (quando tiver tempo actualizo também este tópico 🙂 na área da tecnologia educativa.

Presentemente, estou a preparar o projecto para começar o doutoramento ainda este ano. Estou particularmente interessando nas comunidades de jogadores, nas guildas, nas redes sociais e de conhecimento… preciso é de controlar a minha vontade de procrastinar 😀

A ideia de criar um blog como registo do meu processo de doutoramento surgiu de forma muito natural e partilhada. Partilhada porque a primeira versão do meu blog, o Mundo Persistente, nasceu a 23/10/2005, poucos dias depois da sua “irmã gémea”, A minha vida com o doutoramento (o outro blog cá de casa :), ver a luz do ciberespaço a 09/10/2005. Foi um parto natural porque esta não foi a primeira nem é a minha única experiência bloguística. Limitei-me a juntar a ideia e o gosto pelos blogs a outro objectivo: o doutoramento.

Em Janeiro de 2006, emigrei para o iblog porque recebi este blog como prenda. A originalidade da prenda e a ÚTIL possibilidade de classificar os posts por categorias foram as principais razões que me fizeram ficar por aqui… uma nova “emigraçao” não está nos planos mais próximos 😀 os problemas do iblog (por vezes o servidor não estava online, demorava demasiado tempo a responder aos comandos, etc.) levaram-me a vir até ao WordPress. Não queria sair daqui tão depressa…

Uma das principais justificações para a existência deste blog é a possibilidade de registar de forma organizada algumas reflexões e impressões sobre o Guild Wars, o “meu” MMORPG, e os Black Skorpions (BsK), a guilda a que pertenço. Talvez seja interessante mencionar que os BsK foram fundados por 3 amigos em Novembro de 2003 como um clã português de Delta Force: Black Hawk Down. Entretanto, entraram e saíram vários membros, o clã passou a integrar várias divisões de outros jogos (Counter Strike 1.6, America’s Army, Battlefield 2, Lineage II…) e surgiu a divisão (com muita autonomia) de Guild Wars que cedo passou a ser a única existente (as outras divisões desapareceram). Dos membros originais, só 2/3 permanecem nos BsK, grupo agora exclusivamente dedicado ao Guild Wars e incluindo membros de todas as nacionalidades.

Apesar de ser dada uma especial ênfase ao Guild Wars, aos BsK e aos MMORPG, este blog serve também para registar de tudo um pouco sobre a cultura dos videojogos. Comecei a jogar videojogos já há muitos anos e, pelo caminho, já passei muitas horas da minha vida a brincar dentro de diversas “caixas de areia” digitais. Chegou a altura desta experiência e dimensão da minha vida ganhar alguma forma de registo e sistematização. Ou seja, chegou a altura de nascer My Game Studies…

Advertisements

6 Responses to About

  1. Pedro says:

    Parabéns pelo teu site e pelo seu conteúdo.
    Sou, como tu, jogador de GW (entre outros jogos obviamente). Aprecio bastante a tua abordagem e identifico-me bastante com muito do que escreves.

    Devemos ter mais ou menos a mesma idade, o que bem vistas as coisas, já são quase uns 25 anitos de experiência com videojogos (não gosto do termo, mas parece-me que será o que melhor abrange os Spectrum, Commodore Amiga…e por aí adiante…).

    Ainda temos que nos encontrar online!

    cumprimentos!
    Pedro

  2. nafergo says:

    Obrigado pelas amáveis palavras 🙂 Fico a aguardar novas visitas e participação (comenta à vontade !!! é sempre um prazer encontrar interlocutores 🙂 E fico à espera do encontro online (em tyria ou elona?)

    abraço e bem-vindo!

  3. MeNaCe says:

    não sei porquê, mas num ataque de nostalgia, as palavras que me pareciam mais obvias para escreber na caixa de procura do google foram “Black Skorpions” … no instante seguinte deparo-me com uma quantidade enorme de links em so se lê 2 coisas: “guild Wars” e “black skorpions”, sem saber bem como aqui estou eu num blog que me diz tanto e tão pouco, tao pouco so porque o guild wars foi uma esperiencia curta pra mim, nao passei do primeiro q saiu e mesmo assim joguei mt pouco. diz-me tanto pq os black skorpions foram das melhores coisas que me aconteceram, e recordo os “velhos” tempos mtas vezes e todas com saudade…
    reddevil continuas o mesmo. força nisso!
    BLACK SKORPIONS 4 EVER!

  4. nafergo says:

    MeNaCe!!! 😀 bem-vindo! Como te disse há uns anos 🙂 se alguém tiver de “fechar a porta”, serei eu 🙂 tb tenho muitas saudades dos “velhos tempos” mas a vida continua e os jogos tb. Passei e estou de “pedra e cal” no gw, não é tão “grinding” como o WoW e a não-mensalidade tb ajuda 😀
    Está para breve a reactivação da página com domínio próprio, somos perto de 80 (uns 60 aparecem pelo menos 1 vez por semana) e sabes que tens cá um lugar reservado para quando quiseres 😀

  5. MeNaCe says:

    no GW nao acredito, mas quem sabe um dia conseguimos ter a comunidade que sempre sonhamos… varios jogos, varios tipo de jogo, pessoas de todo o mundo e todas as idades… enfim. qd quiseres marcamos um dia pa nos juntarmos no BHD, noite do reviver! cada um com o nick da altura e tag do clan. 🙂 ainda este fim de semana la estive e ainda ha uma porrada de servers e clans a jogar.

  6. [BsK]SHaDoW says:

    Ola “velho” amigo!!! 😀

    Não pude deixar de comentar no teu blog depois de ler as tuas palavras nostalgicas, que acredito que tenhas feito de proposito para nos tocar bem fundo no coraçao… 😛
    Tenho pena de não conseguir ficar por um so jogo, assim como tu conseguiste, acabo por me fartar, assim como ultimamente me fartei do WoW…voltei aos FPS´s, ando a jogar WarRock, instala e vem dar uns tirinhos 😉
    Eu tambem tenho saudades dos “velhos tempos”, saudades das Lan´s, saudades de estarmos a jogar a noite inteira, saudades dos jogos de torneio a hora de jantar que o labrego do menace marcava eheheh e principalmente saudades vossas…

    Ja que uma Lan me parece um pouco distante, pq não combinarmos uma almoçarada ou uma jantarada com a velhas glorias? estarei a sonhar muito alto?

    Um Abraço

    *Ahhh ja me esquecia…e tambem tenho saudades de vos matar das torres e de Ownar espanhois com a nossa Team toda de medicos eheheheh

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: